Adaptação da criança no ambiente escolar
- Gustavo Machado
- 6 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
A DECISÃO E A ESCOLHA DA ESCOLA
A decisão de colocar a criança na escola precisa ser consciente e responsável, levando em consideração as necessidades dos pais e da criança. É muito importante que a família confie na escola em que escolheu para seu bem mais precioso e transmita essa confiança à criança. Esse ponto é fundamental.
A primeira infância é a fase de maior desenvolvimento humano, pois constitui a base de sua construção enquanto pessoa, e acolhe as primeiras experiências e significados do mundo. Pouco a pouco, as necessidades das crianças vão se ampliando. Além dos cuidados de higiene, alimentação e sono, os pequenos precisam de oportunidades para explorar e aprender: sentimentos e emoções, sensações, relações humanas, brincar, ganhar, perder, acertar, errar. Em nossa escola, somos responsáveis por administrar cuidados, atenção, educação e oportunidades sociais para o desenvolvimento integral das crianças.

ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO
É muito comum que os termos "acolhimento e adaptação" sejam confundidos ou até mesmo usados como sinônimos. O que ocorre, de fato, é que um integra o outro. É primordial que na fase de adaptação, ou seja, no período de familiarização das crianças com o ambiente escolar, elas sintam-se acolhidas para que possam construir os vínculos neste novo espaço e às novas pessoas. No entanto, a ideia de adaptação vincula-se aos primeiros dias da vida escolar de uma criança, em um movimento gradativo que vai se construindo nas interações. Não tem uma data específica para acabar, pois cada criança vive um processo único.
A Educação Infantil é, para muitas crianças, sua primeira experiência social, portanto, exige um grande empenho emocional de todos os adultos envolvidos.
Sentimentos e comportamentos inesperados podem aparecer. Por isso, é preciso que escola e família procurem pacientemente compreender os sentimentos da criança, conversar e transmitir segurança. A troca de informações entre ambos será excelente para favorecer esse acolhimento.
Quanto mais habituada e afetivamente ligada ao ambiente escolar, a criança poderá encarar naturalmente mudanças, novidades e medos, reduzindo a ansiedade e a insegurança.

A ADAPTAÇÃO POR PARTE DA FAMÍLIA
É natural que os pais fiquem ansiosos e divididos entre a expectativa de seus filhos conquistarem novos espaços e aprendizados e, ao mesmo tempo, entregá-los para este universo ainda desconhecido, mas é primordial confiar na escolha da escola e transmitir essa segurança às crianças.
Existem algumas dicas muito valiosas que podem ajudar neste processo:
- Conversar com a criança com otimismo e serenidade sobre a escola a fim de que ela possa criar um significado positivo dela: fale sobre o novo espaço, sobre as professoras, os novos amigos e tudo o que ela aprenderá e poderá compartilhar com a família.
- Permita que ela leve à escola um objeto ou brinquedo de apego, para que tenha consigo algo familiar.
- Dê espaço para que a criança reconheça e crie seu próprio espaço na escola. Para que os pequenos conheçam e gostem da escola e das novas pessoas, faz-se necessária uma certa distância dos pais. É preciso oferecer um espaço para que a professora possa conquistá-lo. Esse espaço deve ser ampliado progressivamente até que a despedida seja enfrentada sem desvios, sempre com demonstrações de carinho e confiança. Evite sair escondido, pois isso pode gerar uma sensação de abandono na criança. Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária.
- Não espere que a iniciativa da despedida aconteça por parte da criança e nem do professor. A iniciativa de entregar a criança à professora deve partir dos pais, favorecendo as relações construídas entre a criança e a escola.
ACOLHIMENTO SEMPRE
O acolhimento não é um processo que se encerra. A construção de relações da criança com a escola permanece em contínua transformação, a partir da aquisição de novas habilidades, do contato com novas pessoas etc. O acolhimento não se restringe ao ingresso na escola, pois, ao longo do ano, podem ocorrer mudanças de colegas, de professora, retorno após ausências. E sempre precisamos acolher a criança com base nas relações de parceria entre a escola e família.




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